JIRAU POÉTICO
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
chamada para o v.2, n.2 aberta até 15 de dezembro de 2019
O objetivo da Revista Jirau Poético é difundir a produção poética, criando um espaço de visibilidade e afirmação para artistas muitas vezes iniciantes. Portanto, recebemos obras poéticas textuais e plásticas, desde que originais. O autor deverá enviar o formulário de submissão em que garante: 1.) ser autor da obra enviada; 2.) permitir a publicação da obra enviada nas versões online e impressa de forma gratuita; 3.) reservar à Revista a exclusividade de publicação da obra por seis meses.
As obras serão encaminhadas através do formulário online, na formatação que se pede abaixo. (disponível em https://forms.gle/RLCzAKYHYcgqGc7t6)
-
gêneros e formas
A Jirau Poético publicará obras em duas dimensões: plástica e textual.
Para as obras de composição plástica (xilogravuras, aquarelas, esculturas, etc.), as imagens devem ser enviadas com a resolução mínima de 200 dpi ou 600 pixels no menor comprimento. Devem vir acompanhadas de detalhes sobre o suporte (material), dimensões, data e título, este se houver. As imagens são publicadas em P&B na versão física.
Para as obras textuais (poesia, cordel, poema concreto, contos, crônicas, etc.), os originais devem ser encaminhados à Revista com a disposição que se deseja apresentar, dentro das normas de formatação explicitadas abaixo, acompanhadas do nome de autoria (ou pseudônimo), data e título (se houver).
I. poéticas e narrativas
Encaixam-se aqui cordéis, poemas, contos, poesia, crônicas, etc. A obra deve ser encaminhada nos arquivos .doc, .docx, ou .odt. Os textos devem ter no máximo 15 páginas, considerando a seguinte formatação:
-
Título: Times New Roman 14, centralizado, negrito;
-
Autoria: abaixo do título, alinhado à esquerda. Informações biográficas sobre o autor devem constar no corpo do e-mail (opcional).
-
Corpo do texto: Times New Roman 12, alinhado à esquerda, espaçamento 1,15, tamanho A4, margens 2,5.
II. ensaios e resenhas
Estes textos deverão seguir as orientações da NBR 6022 quanto à apresentação textual e de referências.
III. artes plásticas
Xilogravuras, telas, nanquins, esculturas, aquarelas e demais artes plásticas deverão ser fotografadas de maneira a representar adequadamente a obra com as seguintes especificações: comprimento mínimo do menor lado da fotografia: 800px, resolução mínima 200 dpi.